Como criar um Plano de Métricas para marketing digital?

Se você quer investir no marketing digital a primeira coisa que precisa saber é medir os resultados das suas ações.

É impossível ter sucesso sem mensurar se o que você faz dá certo ou não, concorda?

A falta de mensuração e entendimento dos dados de sua estratégia digital podem ser o que te separa do sucesso.

Se você não sabe que dados monitorar e o que eles significam, fica difícil compreender se a estratégia está dando certo ou não.

Para ajudar nesse processo você pode montar um plano de métricas para marketing digital. Mas você sabe o que é isso, para que serve e quais as suas vantagens?

Não se preocupe!

Veja neste artigo como montar o seu próprio plano de mensuração e descubra como usá-lo da melhor forma possível.

O que é um plano de métricas?

Um plano de métricas, ou measurement plan em inglês, é um documento responsável por conectar seus objetivos comerciais com os esforços de marketing. Ele cruza dados da inteligência de marketing com as metas gerais da empresa e, assim, compreende o que realmente funciona.

Trata-se de uma planilha usada para apresentar os resultados de marketing para diretores ou sócios de uma empresa, por exemplo.

Seu principal objetivo é tornar os dados mais simples para entendimento e medir as coisas relevantes para cada negócio.

Para criar o seu próprio plano de métricas é preciso ter domínio dos dados que serão capturados, bem como, conectar essas informações aos ganhos reais do negócio.

Veja este exemplo:

Planilha com um plano de métricas feito para um e-commerce

Esta é uma etapa importantíssima do marketing digital.

Caso não seja definido um plano de mensuração é possível que todas as ações de marketing e investimento realizado sejam perdidos.

Quais as vantagens do measurement plan?

Além de facilitar a compreensão dos resultados do marketing digital, um plano de métricas tem muitas vantagens.

Não é segredo que tudo na era digital pode ser mensurado e avaliado, não é mesmo?

Por esse motivo, criar um plano de métricas personalizado para o seu negócio é um passo importante do marketing digital.

Antes mesmo de começar qualquer campanha é preciso considerar um plano de mensuração.

Veja abaixo outras vantagens de um measurement plan:

  • Avaliar o ROI das estratégias digitais;
  • Descobrir os melhores canais para marketing digital;
  • Compreender o valor do marketing na internet da empresa;
  • Definir o melhor orçamento de marketing;
  • Conhecer o público-alvo qualificado do negócio;
  • Aumentar as vendas e leads da empresa;
  • Cumprir os objetivos do negócio através de estratégias digitais;
  • Monitorar e avaliar o desempenho de todas as campanhas e esforços de marketing;
  • Tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados;
  • Entre outras.

5 passos para montar o seu plano de métricas

Agora que você sabe o que é um plano de métricas e quais as vantagens, aprenda como montar o seu passo a passo.

Descubra como criar um measurement plan sob medida para sua empresa e faça o seu negócio crescer na internet.

Fita Métrica para medir

Passo 1: Identifique os objetivos do negócio

Primeiro, é preciso definir os objetivos centrais de seu negócio. Nessa hora os gestores e diretores do negócio podem contribuir muito.

Vale ressaltar que os objetivos mudam de empresa para empresa. Sendo assim, é extremamente importante avaliar os desejos de seu negócio e analisar esses objetivos profundamente.

Promova o diálogo entre a administração da empresa e os departamentos de marketing e vendas. Selecione os objetivos do negócio que devem ser conquistados através de suas campanhas de marketing digital.

Alguns exemplos são: aumentar as vendas, gerar mais reconhecimento de marca e assim por diante.

Passo 2: Conecte seus objetivos com o marketing

Depois de conhecer os objetivos é hora de traduzi-los para as estratégias digitais.

Caso sua empresa deseja aumentar as vendas, como marketing digital pode contribuir com isso?

Nesse exemplo você poderia criar um anúncio no Facebook com uma promoção e atrair mais visitantes para o seu e-commerce. As vendas geradas por essa campanha seria a intersecção entre os objetivos do negócio e as estratégias digitais.

Em outras palavras, o crescimento nas vendas vindas do Facebook representaria o cumprimento do objetivo central da empresa de aumentar suas vendas. Assim todos ficam felizes!

Passo 3: Selecione as melhores KPIs

Para cada objetivo ou meta de marketing existe um KPI (Key Performance Indicator), ou indicador chave de performance em português.

O aumento das vendas, por exemplo, pode ser medido por: ticket médio de compras, número de oportunidades ou conversões, etc. Basta selecionar as KPIs condizentes com o seu objetivo de marketing.

A escolha correta das KPIs ajuda a monitorar os dados corretos e facilitar a compreensão dos números.

Passo 4: Crie metas para avaliar o desempenho

Ao chegar nessa etapa é provável que você tenha muitos dados para avaliar.

Vá com calma!

Como saber se os resultados são positivos ou negativos?

Simples, definindo metas!

As metas fixam um número desejado a ser alcançado.

Um exemplo são as metas de receita esperada pelo marketing digital em um e-commerce.

Ao atingir esse valor ou supera-lo, suas estratégias foram positivas. Caso contrário algo saiu errado e precisa ser revisto.

Para definir as metas você pode utilizar o histórico de dados da empresa, benchmarks e cases de mercado, dados da concorrência e dados da macroeconomia.

O mais importante é definir onde se quer chegar e ir em frente.

Passo 5: Monte relatórios personalizados

Um plano de métricas exige a utilização de uma ferramenta de web analytics.

A mais comum é o Google Analytics. Esta ferramenta é muito completa, porém possui suas restrições para análise web.

Se as métricas que você precisa acompanhar são simples, o Google Analytics é uma ferramenta que dá e sobra.

Agora se a suas métricas mensuráveis são um pouco mais complexas você vai precisar de ferramentas complementares como Mixpanel, Kissmetrics ou Amplitude.

Após definir seus objetivos, estratégias e metas, chegou a hora de focar apenas no que importa. Crie relatórios personalizados em sua ferramenta de Web Analytics e avalie apenas os indicadores que definiu em seu plano.

Desta forma, você compreende exatamente como anda a sua performance digital e evita perder tempo com dados desnecessários.

Sabendo que a mensuração de dados é uma etapa importante em marketing digital, você não pode negligencia-la.

Agora que já sabe como montar o seu plano de métricas, coloque tudo em prática.

Crie o seu próprio plano de mensuração e descubra como as estratégias digitais têm ajudado o seu negócio.

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